Você já pensou em fazer parte de um clube de investimentos?


Você sabe o que é um clube de investimentos? Já pensou em investir neles?

Se você está chegando agora no mercado ou ainda não tem segurança para investimentos de risco, um clube de investimentos é uma excelente opção.

Contamos nesse artigo o que você precisa saber para começar a investir!

O que é um clube de investimentos?

Os clubes são instrumentos de investimento coletivo no mercado de capitais. Um grupo de pessoas físicas, muitas vezes familiares e amigos, reúne recursos a fim de aplicar em títulos e valores mobiliários. Esse grupo junta seus recursos para, dessa forma, aplicarem como se fossem um investidor só.

Esse tipo de investimento foi idealizado para pequenos investidores, que estão começando e não possuem muitos conhecimentos sobre o mercado de investimentos ou que ainda não se sentem seguros para investimentos mais ousados. Sua política é bastante simples, visando aqueles que ainda não estão familiarizados com o mercado de capitais.

Assim, participando de um clube de investimento, é possível aprender como funciona o mercado, ganhando habilidades que permitam que ações maiores sejam realizadas com mais segurança no futuro.

Como funciona?

A administração dos clubes de investimento deve ser feita por uma instituição autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), podendo ser uma sociedade corretora, sociedade distribuidora, banco de investimento ou banco múltiplo com carteira de investimento.

Um dos pontos principais é que os clubes de investimento funcionam como condomínios, através de sistemas de cotas. Cada participante, ao investir seus recursos, se torna um cotista do clube. Os rendimentos dependem, portanto, da valorização das cotas e dos ativos da carteira do clube.

A administração será responsável pela parte operacional, do funcionamento e manutenção, como cadastro de participantes e a distribuição financeira. O administrador é também o responsável por gerenciar a carteira de investimentos.

Para funcionar, o clube precisa ter no mínimo 3 cotistas e no máximo 50. Esses cotistas, normalmente, se reúnem periodicamente para discutir o funcionamento e melhores opções para investimento.

Você já pensou em fazer parte de um clube de investimentos

Regulamentação

A regulamentação e fiscalização dos clubes de investimento é feita pela CVM, que é também quem autoriza seu funcionamento. Além disso, deve seguir as normas da B3 (BM&FBOVESPA) e demais instituições.

Cada clube também possui um Estatuto Social que, sob as normas dos órgãos regulamentadores, estabelecem as regras internas. O Estatuto é determinado pelos cotistas em assembleia, determinando como deve ser a política de funcionamento interna.

Por norma, a carteira do clube precisa ter, no mínimo, 51% de ações. Os outros 49% podem ser investidos livremente em outros ativos. Da mesma forma, um cotista pode ter o máximo de 40% de cotas de clube.

Uma Assembleia Geral precisa acontecer anualmente, presencial ou digitalmente, e todas as práticas contábeis devem ser seguidas, com relatórios e acompanhamentos feitos com o máximo de transparência entre os cotistas.

Os clubes de investimento podem ser sua porta de entrada no mercado, oferecendo segurança e, ainda, servindo como espaço para aprendizado.

Pensando nisso, a Vitória Investimentos possui a melhor estrutura para te acompanhar nesse processo. Cuidamos de toda a parte burocrática, para que você possa investir com tranquilidade.
Se você está pensando em participar de um clube de investimento, fale conosco!

Quer saber mais detalhes? Entre em contato conosco sem compromisso: