Clube de Investimentos – Vantagens e desvantagens


Agora que você já sabe o que são clubes de investimento, é preciso estudar e entender quais as possibilidades que esses grupos oferecem.

Nesse novo artigo da série sobre Clube de Investimentos, você irá conhecer quais são as principais vantagens e desvantagens de participar dessa modalidade.

Vantagens

Pouco risco

A principal vantagem de um clube de investimento é o baixo risco dos investimentos. Isso acontece porque como os investimentos são feitos em grupo, cada integrante pode investir um valor menor do que faria individualmente.

Assim, com as aplicações sendo feitas em grupo, a possibilidade de um investimento mal sucedido gerar um desfalque grande individualmente é baixa. Investir em grupo também permite uma maior segurança e coragem, pois é possível discutir as possibilidades antes de arriscar.

Oportunidade de aprendizado

Outro ponto fundamental dos clubes de investimento é a possibilidade de aprendizado. O que torna esses grupos ideias para quem nunca investiu e não conhece o mercado.

Através das discussões para tomada de decisões e até mesmo dos investimentos, de forma prática, é possível adquirir conhecimentos sobre o processo de investir e de como funciona o mercado de investimentos. Assim, um participante de um grupo de investimentos pode se tornar mais seguro e apto a ações mais arriscadas no futuro.

Custos menores

Em comparação a outros tipos de investimentos, os clubes apresentam menores custos. Eles não exigem gastos com auditorias ou encargos de fiscalização a CVM. Os detalhamentos e informes necessários aos cotistas são em menor número e menos detalhados, reduzindo assim também os custos.

Tributação menor

Da mesma forma, os tributos de imposto de renda de um clube de investimentos são bem menores que de um investidor pessoa física individual. Caso, pelo menos, 67% do capital seja destinado a renda variável, a tributação sobre os rendimentos dos cotistas é de apenas 15%.

Desvantagens

Decisões mais lentas

As principais decisões de um clube de investimentos devem ser tomadas, é claro, em grupo. É necessário que sejam convocadas assembleias em que todo o grupo possa comparecer.

Na prática, apesar de ser fundamentalmente democrático, pode tornar mais lento o processo de tomar decisões e atitudes em comparação a decisões individuais. Será sempre necessário aguardar uma data e horário em que todos possam comparecer pessoal ou digitalmente.

Desgastes pessoais

Toda atividade em grupo pode gerar divergências entre os membros. No caso dos clubes de investimento, lidando com finanças e expectativas, é natural que desentendimentos possam acontecer. Por isso é fundamental que o diálogo e o voto da maioria sejam sempre priorizados.

Condicionamento

Os clubes de investimento possuem algumas regras para o funcionamento, tais quais a limitação e condicionamento de alguns investimentos. Conforme falamos acima, existe um limite de 67% de ações para que a tributação seja de 15%.

Assim, é imposta uma rigidez aos administradores e cotistas. Para quem busca um sistema de investimentos com ampla liberdade, esse aspecto pode contar como uma desvantagem.

Fica claro que os clubes de investimento possuem vantagens mais significativas que desvantagens, mas é sempre preciso analisar se esse tipo de ação é indicada para o seu perfil.

A Vitória Investimentos está presente para te ajudar a investir da melhor forma e tornar sua experiência em um clube de investimento muito mais lucrativa.

Quer saber mais detalhes? Entre em contato conosco sem compromisso: